O que é o toner?

Sumário

Utilizado em fotocopiadoras e em impressoras laser, o toner consiste de uma substância em pó, eletricamente carregada, que por diferença de carga adere ao cilindro fotocondutor (onde se encontra a imagem latente a ser impressa) e, em seguida, é transferido para o papel que está carregado com polaridade oposta. Para a maioria das impressoras laser o toner é fornecido num cartucho, que é instalado na impressora. Quando esse cartucho esvazia é preciso ser trocado ou recarregado. Tipicamente milhares de páginas podem ser impressas com um cartucho de toner.


Impressoras laser como as da Hewlett-Packard e Canon usam cartuchos de toner completos - contendo numa só peça o reservatório de toner e o cilindro fotocondutor. Outras empresas, como a Brother, Lexmark e OKIDATA, usam em alguns modelos de máquina cartuchos de toner e fotocondutor separados. Em teoria, a vantagem dessa solução é a diminição do custo total por página impressa, uma vez que o cartucho fotocondutor é substituído somente após algumas trocas do cartucho de toner.

Funcionamento

O toner é um pó eletricamente carregado constituído de dois ingredientes básicos: pigmento (negro de fumo) e plástico. Usado nas impressoras laser e fotocopiadoras para imprimir em papel, no início o toner era somente pó de carbono. O carbono é o nono elemento químico mais abundante na natureza e se encontra combinado em centenas de milhares de compostos, entre os quais se inclui a totalidade das substâncias orgânicas. O carbono se apresenta, conseqüentemente, em todas as espécies vivas - animais e vegetais -, bem como nos resíduos fósseis originários destes, como o carvão e o petróleo. Na forma não-combinada, o carbono elementar, ou livre, constitui o componente predominante de alguns produtos com grande importância industrial, dentre eles o coque, o carvão vegetal, a grafite, o carvão ativo e o negro de fumo. Estes produtos são utilizados em uma ampla gama de aplicações. O negro de fumo, também conhecido como negro de carbono (do inglês “carbon black"), é constituído por partículas finamente divididas, que são obtidas por decomposição térmica (pirólise) ou combustão parcial de hidrocarbonetos gasosos ou líquidos.

O negro de fumo possui duas propriedades que definem a maioria absoluta das suas aplicações: elevado poder de pigmentação e capacidade de, em mistura com as borrachas, elevar substancialmente a resistência mecânica desses materiais.


Recentemente foi adicionado àquele mesmo pó de carbono um polímero, para melhorar a qualidade de impressão. Apesar desse polímero ser diferente de um fabricante para outro, os polímeros básicos utilizados são o Estireno Acrilato Copolímero e a Resina de Poliester. O tamanho das partículas de toner variam de 5 a 15 micrômetros.


A palavra toner provém do inglês e significa tonalizador. A palavra toner é comumente usada de forma errônea para designar o cartucho onde se encontra o pó de toner. Existe no mercado dois modelos de cartuchos de toner: o cartucho completo, que contém numa só peça o cartucho de toner e o cilindro fotocondutor e o cartucho separado, que consiste somente do cartucho de toner. O cartucho de toner é composto de uma estrutura plástica com um reservatório de toner (uma espécie de cápsula cilíndrica ou retangular). O cartucho de toner pode ser removido do equipamento onde está instalado, possibilitando sua rápida substituição.

Diversas empresas remanufaturam os cartuchos de toner, oferecendo o mesmo rendimento e qualidade dos originais a um custo que chega a 50% do valor do cartucho original.

Comentários

meu filho é menor e trabalha numa empresa que aluga impressoras e equipamentos. Recarrega toners e chega em casa com a roupa preta de um pó muito fino, sua pele fica impregnada deste pó. Isso faz mau à saúde? Por favor me digam porque tenho medo de gerar alguma toxidade irreversível.
Eu não sei os componentes químicos deste pó preto, fiquei um pouco informada com o site de vcs, nem sabia o que é um toner, obrigada.
Eu não sei os componentes químicos deste pó preto, fiquei um pouco informada com o site de vcs, nem sabia o que é um toner, obrigada.
Plastic Card Printer
Fatima Pereira disse…
Olá boa tarde! Gostaria de saber se existe toner pra impressora jato de tinta. E se existe, se há vantagem em comprar, pois faço lembrancinhas e imprimo em casa mesmo , na minha jato de tinta, o toner me ajudaria a reduzir custos? Se puder me ajudar por favor!
Obrigada pela atenção!
Fatima Pereira disse…
Ah, esqueci, o modelo da minha impressora é HP photosmart 4480 series.Seria bom ou vale a pena investir numa laser????
Obrigada!
thiago disse…
Olá eu trabalho como técnico em recarga de toner gostaria de saber se tenho direito a adicional de periculosidade.desde de já obrigado.
thiago disse…
Olá eu trabalho como técnico em recarga de toner gostaria de saber se tenho direito a adicional de periculosidade.desde de já obrigado.
Anderson Hassko disse…
quem trabalha com remanufatura morre até 5 anos trabalhando
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
eu trabalho a 3 anos com recarga de cartucho toner preto tem algumas meses to me sentindo com muita dor de cabeça nau sia uso mascara de 2 filtro o mais tope do mercado mas mesmo Asim não segura não falei pra ninguém dese mal que eu sinto mas no ultimo 4 meses contrataram mas um dicionario pra me ajudar por alto pedido do produto dese dia pra ca vi ele passando mal dizendo que estava com ansiá de vomito de 3 semanas pra so agravou se alguem poder me ajudar eu agradeço me responda por favor agradeço mesmo
trabalho a 3 aos com recarga d DE TONER de 9 meses pra me sinto mal dor de cabeça muito forte nauseia
uso mascara de 2 filtro ou seja filtro duplo o mais top do mercado mas mesmo a sim não segura e de dois meses pra ca cotrataran mas um trabalhador pra me ajudar e de 2 semana pra ca ele dise que estava com uma forte nausea e dor de cabeça e ai vi que o toner faz mal porque eu nao tinha contado pra miguem se alguem poder me ajudar eu agradeço
Leonardo Ongaro disse…
Não é do nosso conhecimento que o toner cause mal à saúde. Conheço muitos profissionais que há vários anos executam esse serviço sem apresentar qualquer sintoma de problemas de saúde. O problema que o amigo enfrenta pode ser devido a suas características pessoais. De qualquer forma o profissional que você deve consultar para fazer um diagnóstico do problema de saúde que você enfrenta é um médico qualificado.
Leonardo Ongaro disse…
Olá Marisa, desconhecemos problemas de saúde causados pelo pó de toner. De qualquer forma, como leigos, acreditamos que procedimentos de proteção devem ser observados para se evitar a inalação do pó (através de uso de máscara e/ou adotando procedimentos adequados de manipulação, por exemplo usando-se sistema de sucção que retire as partículas suspensas no ar). Por favor consulte um médico qualificado sobre esse assunto.
Thais Decina disse…
Boa tarde, tenho uma fábrica de plásticos e gostaria de saber se posso utilizar pó de toner descartados para pigmentar PEBD?
ribeiro disse…
Trabalho há mais de 20 anos com impressoras de grande porte, onde é consumida mais 1 kilo de toner por turno de trabalho, as vezes acabamos aspirando o pó de toner, e quando isso acontece sinto dor de cabeça e problema estomacal. gostaria de saber se tenho direito a insalubridade? pois tenho problemas crônico de estomago e sinusite, acho que tem haver com minha profissão!
Eduardo Alves disse…
É preciso fazer uma avaliação quantitativa de negro de fumo! E enquadrar na NR 15 limites de tolerância para o agente somente desta forma saberá se esta acima ou abaixo do limite de tolerância permitido pelo Ministério do Trabalho! A empresa deverá contratar um profissional da área de segurança para realizar tal avaliação.

Postagens mais visitadas deste blog

Substituir cilindro de recolhimento SAMSUNG ProXpress M3375 M4070 ( reset platen )

Erro 80 Manutenção Programada Lexmark T650 T652 T654 T656 (80 SCHEDULED MAINTENANCE)

Procedimento para reinicializar hp P2015 (cold reset)