Reciclagem de cartuchos de toner - algumas considerações

Os fabricantes fornecem pó de toner original?

Os fabricantes não fornecem somente o pó de toner, nem os demais insumos necessários para reciclagem de cartuchos. Os fabricantes de impressoras laser, como hp, Lexmark, Okidata, Xerox, Samsung, Ricoh, Canon, Brother, Gestetner, Konica Minolta, Kyocera Mita, Sharp, Savin, EPSON etc. fornecem somente o cartucho de toner completo, que existe em duas versões no mercado:

* o cartucho completo em uma só peça, que inclui o cilindro fotocondutor (padrão para as máquinas monocromáticas da hp)
* o cartucho em duas peças, onde o de toner é separado do cartucho com o cilindro fotocondutor (padrão em algumas impressoras Lexmark "low-end", Okidata etc.)

A razão desse tipo de abordagem é que o cartucho fotocondutor chega a durar 5 a 6 vezes mais que o de toner. Então, ao se separar esses componentes em duas peças distintas, é possível ao fabricante praticar uma abordagem comercial diferenciada para uma determinada impressora, que precisará trocar o cartucho fotocondutor somente a cada 5 a 6 trocas do de toner.

O elevado custo dos cartuchos originais (tanto os cartuchos em uma peça como os em duas) fomentou a formação da indústria de reciclagem ou remanufatura de cartuchos, com uma ampla oferta de soluções, sempre com o enfoque de oferecer ao usuário uma significativa economia de custos com impressão. O cliente consegue obter tal economia tanto comprando cartuchos recarregados com os recicladores especializados, como adquirindo os itens necessários para promover a reciclagem "in-house" de seus próprios cartuchos (um exagero praticado por algumas empresas que acaba por desviar a atenção das mesmas das questões importantes do seu próprio negócio). É fácil, portanto, encontrar-se no mercado o pó de toner e todos os demais insumos necessários para reciclar os cartuchos de toner e fotocondutor.

Algumas vezes sou consultado, por indivíduos interessados nessas alternativas, se os itens que vendo são originais. Oras, como já exposto não é do interesse de nenhum fabricante a venda de insumos. Pelo contrário, os fabricantes procuram, com maior ou menor intensidade, combater essa indústria, pois a mesma promove uma profunda evasão de receita dos mesmos - uma receita muito saudável em termos de lucratividade. Então, todas as alternativas disponíveis no mercado para reciclagem são de itens compatíveis. Alguns produtos são de má qualidade e nesse aspecto nosso papel é fundamental, pois cuidamos de selecionar um elenco de produtos que apresentam desempenho confiável, semelhante ou superior ao original.

A reciclagem é uma solução confiável?

Nossos clientes demonstram estar muito satisfeitos com a nossa oferta de produtos e com o relacionamento desenvolvido conosco, tanto nas experiências de compra de insumos como de cartuchos reciclados - o que verificamos no dia-a-dia nas avaliações e depoimentos que ouvimos de nossos clientes.

Você fornece todos os insumos necessários para reciclagem?

Fornecemos, mas é preciso que o reciclador faça uma avaliação cuidadosa para que a reciclagem tenha sentido financeiramente. Cada componente do cartucho têm uma vida útil e precisará ser trocado mais cedo ou mais tarde. O reciclador precisa sempre fazer uma avaliação sobre a melhor alternativa para reciclar um determinado cartucho. Cartuchos originais, virgens, trazem componentes que durarão 2, 3 ou mais ciclos. Cartuchos que já foram reciclados podem requerer a troca de tantos componentes que se torna economicamente inviável a empreitada. Além do mais, a troca de certos componentes requer ferramentas especiais de valor elevado. Então cada caso precisa ser avaliado isoladamente.

Como sei se vale a pena reciclar meu cartucho?

Temos duas possíveis situações. Reciclar um cartucho virgem e um que já foi reciclado. Como vimos, o mais simples é executar esse procedimento no cartucho original, virgem, cuja reciclagem provavelmente envolverá somente a troca do pó e do chip e a aplicação de mão de obra. Como cada um dos componentes do cartucho tem uma sobrevida útil, no cartucho já reciclado será necessário trocar diversos componentes. Essa avaliação é mais difícil se estivermos falando de um cartucho com histórico desconhecido: componentes importantes podem já ter exaurido a sua vida útil - uma situação que pode tecnicamente inviabilizar a reciclagem.

Fiz uma recarga e a impressão ficou falhando. Se eu usar o seu toner resolvo o problema?

Alguns usuários me perguntam se é garantido que seu cartucho funcionará com o pó de toner que fornecemos. Não é possível oferecer ao reciclador nenhuma garantia de funcionamento de uma recarga, porque há uma mão de obra aplicada. Podemos afirmar que os insumos que fornecemos são absolutamente confiáveis e que o cliente será ressarcido se ocorrrerem falhas na impressão relacionadas a esses insumos. Trabalhamos com produtos de reconhecida qualidade e na nossa experiência as falhas no desempenho dos cartuchos reciclados (com os insumos que fornecemos) são decorrentes ou da qualidade do cartucho usado na reciclagem ou da mão de obra aplicada no serviço. Recicladores e outros comerciantes que não conseguem se diferenciar atuam no mercado com foco em preços baixos. Essa pressão leva à busca cega de economias. O reciclador evita trocar componentes essenciaise o comerciante de insumos trabalha com itens de baixa qualidade. O efeito dessas ações por vezes é imediato (um chip que não funciona numa máquina com determinada versão de firmware), por vezes se manifestam somente depois de meses (a não aplicação de lubrificante que com o tempo danifica um componente essencial). A remanufatura de um cartucho requer uma cuidadosa avaliação de tudo que será preciso trocar e dependendo da situação do cartucho pode ser inviável técnica e/ou economicamente fazer a reciclagem do mesmo e o melhor caminho será adquirir uma carcaça virgem ou mesmo comprar um cartucho novo (original ou compatível de qualidade).

O PROPÓSITO DESTE ARTIGO É PROVER ORIENTAÇÃO GERAL QUE PERMITA AOS NOSSOS CLIENTES ATUAIS OU POTENCIAIS TOMAR DECISÕES OBJETIVAS, CONSISTENTES, MINIMIZANDO RISCOS. NENHUMA INFORMAÇÃO CONTIDA NESTE GUIA PODERÁ SER REPRODUZIDA OU DE QUALQUER OUTRA FORMA UTILIZADA POR TERCEIROS, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO, POR ESCRITO, DO AUTOR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Substituir cilindro de recolhimento SAMSUNG ProXpress M3375 M4070 ( reset platen )

Erro 80 Manutenção Programada Lexmark T650 T652 T654 T656 (80 SCHEDULED MAINTENANCE)

Atualizar firmware SAMSUNG SCX6555