Papel inadequado em impressora laser é causa de atolamentos constantes

A cada dia que passa encontro mais situações em que o cliente reclama da alta incidência de  atolamento de papel e eu constato que o papel que o cliente está utilizando não é adequado para impressoras laser. Em todos os casos não se tratava do uso de papel sulfite comum adquirido em papelarias, mas de papeis adquiridos em gráficas com impressão de logotipo ou papeis comprados no atacado (formato 66x96) e posteiormente cortados no formato carta/A4. A seguir algumas recomendações.

Pressuposto: impressora laser em ambiente de escritório; a alimentação de papel é pela borda curta (retrato), situação típica em ambiente de escritórios para impressão de documentos administrativos em formato carta/A4.

Recomendação:
Para papel com gramatura abaixo de 135g a direção das fibras deve ser longitudinal (no comprimento do papel)
Para papel com gramatura acima de 135g a direção das fibras pode ser no sentido transversal (na largura do papel).

Como sei qual o sentido da fibra?

Teste com a Unha As bordas laterais e do topo da peça-teste são puxadas entre as unhas dos dedos polegar e médio. A favor da fibra praticamente não ocorre alteração, porém, na direção do lado do alongamento uma ondulação é claramente visível.  

Teste de Curvatura
Quando uma peça-teste quadrada é flexionada em ambas as direções, pode-se notar que há menos resistência paralelamente a fibra do que contra a mesmo. 
 
Teste de Ruptura O teste de ruptura é feito rasgando-se a folha tanto no sentido longitudinal quanto transversal. A favor da fibra a ruptura é relativamente reta. Contra a fibra, há maior resistência à ruptura e a linha resultante é menos regular.  

Teste de Tiras (para cartão)
Tiras de igual comprimento e largura são recortadas das bordas longitudinal e transversal da peça-teste e  sobrepostas uma sobre a outra. Ao serem seguradas diagonalmente para cima entre os dedos polegar e indicador, a tira que está com as fibras paralelas ao comprimento da mesma irá pender levemente, enquanto que a tira que estiver com as fibras paralelas a largura (lado estreito da tira) irá pender consideravelmente. O motivo para isso é que o papel é mais resistente à dobra contra a fibra do que a favor da mesma.

Teste de Tiras (para papel)
Corte uma tira do papel em uso no tamanho de 3 x 6 cm. Umedeça um dos lados da amostra e recoloque a mesma no local retirado. O papel se curvará. As fibras estão no sentido da curvatura.

Não tratamos nesta postagem de outras características do papel, como espessura, umidade, colagem, pH, brancura, opacidade, porasidade, coloração, textura, formato etc, por identificarmos que o efeito combinado do sentido da fibra e da gramatura são os responsáveis pela grande incidência de atolamentos. A inadequação desses dois atributos resultarão numa menor resistência do papel, que dobrará com facilidade dentro da impressora (fazendo uma sanfona).

Salience Brasil Informática
Outsourcing de impressão, peças e suprimentos para impressoras e insumos para reciclagem
www.salience.com.br
vendas@salience.com.br
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Substituir cilindro de recolhimento SAMSUNG ProXpress M3375 M4070 ( reset platen )

Erro 80 Manutenção Programada Lexmark T650 T652 T654 T656 (80 SCHEDULED MAINTENANCE)

Atualizar firmware SAMSUNG SCX6555